O eSocial é uma ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal que tem como objetivo a troca de informações entre empregadores e órgãos públicos. A partir do eSocial, as empresas podem enviar e receber informações sobre os trabalhadores, como dados cadastrais, registros de jornada, folha de pagamento, férias e afastamentos.
O eSocial também possibilita o envio de informações sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Dessa forma, o governo pode ter um melhor controle sobre a situação dos trabalhadores no país e tomar medidas para garantir sua segurança.
Integração com a área responsável, realização da carga inicial e transmissão mensal dos layouts de Segurança e Saúde sendo eles:
- Evento S-1060 Tabela de Ambientes de Trabalho
- Evento S-1065 Tabela de Equipamentos de Proteção
- Evento S-2210 Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT)
- Evento S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Exame Toxicológico
- Evento S-2230 Afastamento Temporário
- Evento S-2240 Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco